sexta-feira, 31 de julho de 2009

Reportagem_da_Marcopolo.

Reportagem da Globo News mostrando a tradicional encarroçadora brasileira Marcopolo, que na contramão de uma tendência recente, está se expandindo pelo mundo afora.
Reportagem Exibida em Agosto de 2008.

video

Site oficial:

http://www.marcopolo.com.br/

Informações sobre a encarroçadora:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcopolo

Comil_svelto_Metropolitana_2005.(Soul)



Imagem original do svelto da Metrpolitana (SOUL).

Modelo Produzido pela www.gtabuscl.tk/.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Vista_bus_da_auto_viação_catarinense.



excelente modelo produzido pela GTABUSCL , com uma skin da auto viação catarinense.


Imagem real do ônibus.


segunda-feira, 27 de julho de 2009

Historias_do_ônibus


Novos Passos - Carrocerias

Brasinca e Marcopolo

Brasinca

Fundada em 1949, a Brasinca S/A- Indústria Nacional de Carrocerias de Aço montou sua sede em São Caetano, SP e a seguinte diretoria: Sady Shueler Moura (presidente) Gastão Schueler Moura (vice-presidente).

Marcopolo
Fundada em 1949, no dia 6 de agosto, pelos irmãos Dorval Antônio, Nelson, João e Doracy Luiz Nicola, a Carrocerias Nicola Manufaturas Metálicas S/A transformou-se, em 1974, em Marcopolo S/A Carrocerias e Ônibus. Está localizada em Caxias do Sul, RS, a pouco mais de 100 km de Porto Alegre.

Apesar da distância, mais de mil quilômetros de seus principais fornecedores de matérias-primas e de seus maiores mercados - 52% das carrocerias produzidas são vendidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás -, tornou-se um grande fornecedor de carrocerias, principalmente rodoviárias, de alta qualidade.

Do seu capital de 21,5 milhões de cruzeiros, em 1975, a Marcopolo tinha cerca de 1.500 acionistas, muitos deles funcionários da empresa. Em 1967, a empresa produziu 468 unidades; em 1968, 608 unidades, sempre em produção crescente.

Em 1967, o último dos irmãos Nicola, Dorval Antônio, deixou a empresa, unindo-se a seus dois irmãos que, em 1960, tinham fundado a fábrica de carrocerias Manufatura Furcare. No ano seguinte, o primeiro ônibus monobloco da Marcopolo é construído, sobre plataforma Mercedes-Benz 0-326. É aprovado em testes, entrando em produção normal.

Nessa época, construía-se os seguintes tipos de veículos urbanos: Veneza -carroceria convencional de ônibus urbano, interior com largura de 2,5 m que, por ter o teto em linhas retas, exibia janelas panorâmicas; Marcopolo Jr. -carroceria de microônibus sobre chassi Mercedes-Benz LO-608, com 28 lugares (versão urbana) ou 26 lugares (versão rodoviária de médio percurso) e 17 lugares (versão rodoviária de luxo) .Foi também proposto o modelo chamado Romeu e Julieta, um ônibus com reboque, mas que não teve aceitação.

Em 1970, o grupo Marcopolo constava das seguintes firmas: Marcopolo S/A Carrocerias e Ônibus ; Marcopolo Minas S/A; Carrocerias Eliziário S/A Industria e Comercio; Invel S/A Ônibus e Veículos Especiais; Carroceria Nicola S/A Manufaturas Metálicas.

Fonte Ônibus:

uma história do transporte coletivo e do desenvolvimento urbano no Brasi
Autor Waldemar Corrêa Stiel
São Paulo: Comdesenho Estúdio e Editora, 2001

Paradiso_G6_da caxiense


Imagem Real do ônibus.

Caio_vitória_Noiva_do_Mar


Caio vitória produzido pela BMT com umas pequenas alterações no skin.





terça-feira, 21 de julho de 2009

Torino GV da Transversal Metropolitana



Imagem do ônibus da Metropolitana (vicasa).
Torino GV produzido pelo pessoal da BMT com pintura da Transversal Metropolitana, esse ônibus (1001) que vai ser retirado de circulação, ja da saudades.











sábado, 18 de julho de 2009